Phac Soluções Tecnológicas http://www.phacst.com.br Phac Soluções Tecnológicas Thu, 21 Dec 2017 18:25:57 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.5.23 Visão Geral Reuso de Software http://www.phacst.com.br/index.php/visao-geral-reuso-de-software/ http://www.phacst.com.br/index.php/visao-geral-reuso-de-software/#respond Sun, 18 May 2014 11:45:47 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=241 Reuso de software é um processo recorrente no ciclo de desenvolvimento e software, o artigo visa apresentar os principais conceitos e técnicas associados a este processo vital para competitividade das empresas de desenvolvimento de software.

Clique aqui para ler a versão completa

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/visao-geral-reuso-de-software/feed/ 0
Uma análise dos prós e contras em relação a aplicação de processos de software visando atingir a qualidade de software em MPEs http://www.phacst.com.br/index.php/uma-analise-dos-pros-e-contras-em-relacao-a-aplicacao-de-processos-de-software-visando-atingir-a-qualidade-de-software-em-mpes/ http://www.phacst.com.br/index.php/uma-analise-dos-pros-e-contras-em-relacao-a-aplicacao-de-processos-de-software-visando-atingir-a-qualidade-de-software-em-mpes/#respond Fri, 21 Feb 2014 19:49:48 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=210 O presente artigo visa abordar e identificar os prós e contras em relação à aplicação de metodologias para atingir a qualidade de software em micro e pequenas empresas. Embora o objetivo principal deste documento seja ressaltar os prós e contras dessas aplicações, iremos também abordar ainda que de maneira subjetiva, a importância do investimento das pequenas e médias empresas ( conhecidas como MPEs ) em adotarem o modelo correto para poder promover melhoria no processo de software nas organizações, bem como suas respectivas definições.

Clique aqui para ler a versão completa

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/uma-analise-dos-pros-e-contras-em-relacao-a-aplicacao-de-processos-de-software-visando-atingir-a-qualidade-de-software-em-mpes/feed/ 0
SEBRAE, ABNT e SOFTEX arautos da ISO/IEC 29110 http://www.phacst.com.br/index.php/sebrae-abnt-e-softex-arautos-da-isoiec-29110/ http://www.phacst.com.br/index.php/sebrae-abnt-e-softex-arautos-da-isoiec-29110/#respond Thu, 12 Jul 2012 20:49:37 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=179 No dia (11/07/2012) houve o lançamento oficial da ISO/IEC 29110 no auditório do SEBRAE. Este evento é um marco muito importante para as micros empresas desenvolvedoras de software, já que a norma trata especificamente do ciclo de desenvolvimento de software para micro empresas.

Vendo alguns modelos do mercado e especificamente CMMI é nítido que está muito longe da realidade das MPEs. Tanto quando falamos de custo/investimento quanto adoção de processos. Então o SOFTEX teve a iniciativa MPS.BR. Sem dúvida algo extraordinário e que pego como base o CMMI fez algumas segmentações e adaptações para facilitar implantação  nas pequenas empresas. Alinhado com um programa de incentivo e subsídio, muitas empresas brasileiras aderiram ao programa. Porem não é necessária nenhuma reflexão para poder identificar que a proposta MPS.Br ainda está longe das MPEs. Apesar de exigir um certo investimento, acreditamos que esse não seja o item que torna distante o MPS.BR da realidade brasileira, mas sim a quantidade de exigências formais e burocráticas dentro dos processos.

E não é apenas a realidade brasileira! Como apresentado pela Gisele Villas Boas (@giselevb) na FASE 1 (2004) do processo de desenvolvimento da NBR ISO/EIC 29110, + 90% das empresas da união europeia possuía menos de 10 empregados. A consultora Elderci Maria Garcia do SEBRAE-SP apresentou que ao TI brasileira é a sétima maior do mundo e representa 4% do PIB. E que as TIC’s brasileiras não devem ser ignoradas. A boa nova é a NBR ISO/EIC 29110 foi desenvolvida para alcançar esta realidade. Para se ter como exemplo podemos citar o fato da norma ter sido elaborada para organizações de até 25 pessoas. Porém esta restrição não é uma limitação, pois uma empresa com mais pessoas poderia certificar um departamento específico com atendendo à restrição de até 25 pessoas.

Algo que deve ser destacado é que neste mesmo evento foi apresentado pelo Sr. Adriano Bertucci (@adrianobertucci) um pacote para ser instalado no Team Fudation Server (#TFS #ALM), que já prevê durante o desenvolvimento os artefatos necessários para o atendimento da NBR ISSO/EIC 29110. Em uma breve demonstração é fácil ver os benefícios da ferramenta. Lembrando que esta é uma iniciativa oficial e patrocinada pela Microsoft. Para baixar o pacote acesse o endereço http://iso29110.codeplex.com/.

O Sr. Erik Miguel de Elias diretor da Phac Soluções Tecnológicas, que esteve presente no evento e acompanhou o lançamento da NBR, parabeniza e agradece os palestrantes: Elderci Maria Garcia; Mauro Spinola; Gisele Villas Boas; e Adriano Bertucci. Também agradece a todos os envolvidos no projeto pelos esforços e acredita que este é um passo importante para a indústria de software brasileira bem como para o mercado de TI.

[slideshow]

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/sebrae-abnt-e-softex-arautos-da-isoiec-29110/feed/ 0
Android: A conquista do mercado mobile http://www.phacst.com.br/index.php/android-a-conquista-do-mercado-mobile/ http://www.phacst.com.br/index.php/android-a-conquista-do-mercado-mobile/#respond Thu, 28 Jun 2012 14:08:59 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=168 No dia 20 de junho ocorreu a palestra sobre desenvolvimento para Android promovida pela Celula.CC empresa que fornece cursos de capacitação nas áreas de android, design e criação de sites, sob o comando do instrutor André Borali.

A palestra iniciou explanando a evolução tecnológica no mercado mobile desde seus primórdios, posteriormente foi explicado a base Android um sistema operacional unix like que foi comprado pelo Google em 2005 e alcançou em 2011 cerca de 43% do mercado mobile. Outro destaque interessante é que o Android desde seu inicio é um projeto open source o que favorece a liberdade para produzir e personalizar o sistema, este ponto atrai uma grande gama de desenvolvedores da comunidade para produzir seus apps.

Também foi explanado a respeito do sistema de criação de apps para Android, os aplicativos devem ser desenvolvidos na linguagem Java é necessário uma IDE( Ambiente de Desenvolvimento Integrado) Netbeans ou Eclipse, e o pacote de desenvolvimento do Google AWT que instala ferramentas de desenvolvimento e o emulador para que você possa testar seus apps.

A Phac ST achou de grande proveito a palestra e parabeniza os profissionais envolvidos para realização da palestra.

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/android-a-conquista-do-mercado-mobile/feed/ 0
Phac ST e suas ações sociais http://www.phacst.com.br/index.php/solidariedade/ http://www.phacst.com.br/index.php/solidariedade/#comments Tue, 10 Jan 2012 15:12:35 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=148 GRAAC IMAGEMPara começar o ano bem, vamos falar sobre solidariedade, a Phac ST é sócia desde Outubro de 2011 da GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (@GRAAC), porém colaboramos desde Julho de 2011. O GRAAC foi fundado em 1991 e é uma organização sem fins lucrativos que visa auxiliar crianças e adolescentes portadores de Câncer no tratamento. Clique aqui para visualizar a carta que ratifica nossa doação e entrada no programa de sócios da GRAAC.

Ser sócio da GRAAC significa que fazemos doações mensais para entidade em um determinado dia e valor da escolha do sócio, através desta modalidade de doação o doador pode se programar melhor para fazer suas doações da forma que melhor lhe convenha, por outro lado a GRAAC também consegue programar melhor suas atividades. Para maiores informações e como ajudar visite o site https://www.graacc.org.br/o-graacc.aspx.

Colaboramos também com 100 cestas básicas por intermédio da ADRA Brasil (@ADRABrasil) para a comunidade da favela do Moinho. Recentemente esta comunidade sofreu duras perdas com o incêndio ocorrido em 22/12/2011. O incêndio atingiu uma área de 6000M² entre próximos ao viaduto Engenheiro Orlando Murgel, que liga as avenidas Rudge e Rio Branco e interrompeu parcialmente o funcionamento das linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) da CPTM, estima-se que 530 barracos foram destruídos desabrigando 1656 pessoas, para mais informações a respeito do incidente clique aqui. A ADRA Brasil é uma organização privada, não governamental e sem fins lucrativos com objetivo em auxiliar pessoas carentes através de ações sociais, fundada em 1984 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, a entidade mantém diversas ações sociais entre elas o “ADRA na rua” que colabora com a comunidade da favela do Moinho promovida pela IASD da Vila Buarque (nossa região). Para maiores informações sobre a instituição e como ajudar visite o site http://adra.org.br/.

Acreditamos que através de ações sociais promovemos a melhoria das condições de vida das pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda facilitamos sua inclusão na sociedade, e com a contribuição de todos podemos construir uma sociedade melhor para todos.

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Provérbios 31:20

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/solidariedade/feed/ 1
Microsoft Business Intelligence Conference http://www.phacst.com.br/index.php/microsoft-business-intelligence-conference/ http://www.phacst.com.br/index.php/microsoft-business-intelligence-conference/#respond Wed, 14 Dec 2011 00:09:20 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=123 A Phac ST esteve presente no evento Microsoft Business Intelligence Conference que ocorreu em 13/12/2011. O evento teve uma série de apresentações que demonstraram o cenário atual da economia e como o BI pode auxiliar as empresas na tomada de decisões. Houve também palestras com foco técnico demonstrando os diferentes produtos Microsoft para atender a demanda de soluções BI.

Após a abertura do evento efetuada pelo Gerente de Produtos BI da Microsoft, ocorreu a palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg que apresentou o cenário atual da economia mundial explicando os problemas ocorridos nos últimos anos. Os focos principais foram a crise de crédito americana em 2008 / 2009, a crise européia, a instabilidade nos países árabes devidos a eclosão de manifestações contras as ditaduras árabes que culminaram na queda diversos regimes políticos na região causando instabilidades no preço do petróleo, o tsnuami que parou a indústria japonesa e a necessidade de aumentar o nível de endividamento americana.

Os produtos BI foram apresentados de forma conceitual e qual as possibilidades que temos a disposição como o BI Tradicional e o BI Self Service, a Microsoft provê ferramentas integradas para a entrega do BI ao cliente final. Destacamos os produtos apresentados Power Pivot que é integrado ao Excel e Power Pivot Viewer integrado ao SharePoint.

Mauro Peres deu continuidade com uma discussão ao lado do Gerente de BI da Amill, o presidente da Desenbahia, o gerente de produto da Microsoft e um representante da HP. Neste debate foram relatados os casos de sucesso de cada um na implantação de produtos BI em diferentes cenários, mas baseados em tecnologias Microsoft.

Daniel Camillo apresentou as soluções Appliance da Microsoft em conjunto com a HP para BI, nesta palestra foram demonstradas as arquiteturas dos servidores HP que hospedam as soluções BI. Appliances são soluções que são desenvolvidas de forma a projetar o equipamento e o aplicativo de forma integrada para tirar o maior proveito tanto do hardware como do software. Neste caso os servidores já vêm com o Windows Server 2008 R2 e SQL Server 2008 R2 pré-configurados para usufruir o máximo do equipamento.

A palestra implantando BI Self Service apresentada por Thiago Zavaschi nos apresentou mais detalhadamente o Power Pivot e Power Pivot Viewer, essas 2 fantásticas ferramentas permitem conectar em diferentes fontes de dados como o Analysis Service e fonte de dados relacionais como SQL Server e Oracle para gerar relatórios, dashboards, tabelas dinâmicas, gráficos no Excel e posteriormente publicar no SharePoint para compartilhar com toda a empresa ou departamento. O PowerViewer proporciona também toda possibilidade do usuário final de criar seus relatórios porém através do browser acessando o SharePoint.

Os palestrantes Daniel Camillo, Thiago Costa e Robert Maclean apresentaram a possibilidade de integrar o BI a soluções SAP, inclusive foi apresentado um software terceiro que permite que a base do SAP seja replicada e traduzida (nome de tabelas, campos) para facilitar a utilização da base nas ferramentas de Reporting Service e Power Pivot.

Livia Sarto encerrou o ciclo de palestras apresentando as novidades do Analysis Service no SQL Server 2012 que está previsto para ser comercializado no 1° semestre de 2012. A principal novidade é a possibilidade de criarmos análises em cima de bancos transacionais, utilizando o conceito de semantic BI.

A Phac ST parabeniza a todos que trabalharam neste fantástico evento e agradece a oportunidade.

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/microsoft-business-intelligence-conference/feed/ 0
Site na Internet: Alugar X Comprar http://www.phacst.com.br/index.php/site-na-internet-alugar-x-comprar/ http://www.phacst.com.br/index.php/site-na-internet-alugar-x-comprar/#respond Wed, 23 Nov 2011 18:49:40 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=108 Muitas empresas têm buscado fornecedores para que possam ter um site na Internet. As empresas fornecedoras têm apresentado uma nova modalidade para a criação do site na internet, que o é “aluguel”. Tanto a modalidade tradicional que é a de compra ou criação do site quanto o aluguel possuem vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelo empreendedor antes de efetuar a contratação.

Para que facilite o entendimento, estaremos abordando alguns assuntos correlatos que podem confundir o leitor. Não entraremos com profundidade e explicaremos da forma mais simples, para que fique bem claro.

1    Domínio

É o endereço do site, por exemplo: WWW.SEUSITE.COM. O Domínio é regido por órgãos específicos aqui no Brasil é o NicBr (www.registro.br). Você pode fazer a aquisição do domínio independente do site e da hospedagem.

2    Hospedagem

É o serviço oferecido por um provedor, que garante que seu site esteja disponível por uma quantidade de horas por mês. Quando se contrata a hospedagem, nada mais é do que um espaço em um servidor conectado na internet preparado para a publicação do mesmo. O registro do domínio faz o direcionamento do seu endereço (www.seusite.com.br) para o respectivo provedor e o mesmo exibe sua página de internet. Geralmente nas ofertas de hospedagem também estão inclusos serviços de e-mails que também podem ser contratado independente da hospedagem, porém é pouco comum.

3    Site

O site propriamente dito são arquivos em formato específicos que geram a aparência para o internauta. Há diversas tecnologias para que isso seja feito.

Agora que entendemos alguns termos vamos ao assunto original.

Quando você decide efetuar a compra de um site, em geral estamos dizendo que você está contratando uma empresa ou profissional especializado que irá criar os arquivos que gerarão o visual desejado para o internauta. Na maioria das vezes nessa contratação está inclusa a criação de um visual (designer) que é a cara do site. Existem empresas de design que não fazem o site propriamente dito, mas fazem o visual (layout) enquanto outra empresa se encarrega de traduzir o visual desenhado em forma de site na internet. Tendo o site é necessário hospedá-lo na internet em algum provedor. E para que esteja acessível é necessário tem um endereço (domínio).

No site alugado, o conceito técnico não muda. O que muda é a forma com que você está adquirindo o produto/serviço. Geralmente as empresas que alugam site, já possuem um site genérico utilizado para todos os clientes, ou seja, um conjunto de arquivos que se adaptam com alguns formatos padrões de site e eles simplesmente colocam um visual simples com os textos e opções que o cliente envia. E para que o custo seja interessante para o cliente, já é oferecido o serviço de hospedagem (em alguns casos o do registro de domínio, que qual quer um pode fazer). Unir o site junto com a hospedagem também facilita o fornecedor não ter que distribuir os seus arquivos que são realmente o site. E caso você queira trocar de provedor na maioria das vezes há a impossibilidade já que o serviço vendido é todo integrado como um só.

Um comparativo rápido que podemos fazer entre as duas modalidades, começando com a Criação/Compra:

Vantagens:

  • O site pode ficar do jeito que o cliente quiser, ou seja, pode ter qualquer aparência ou serviço
  • Há mais opções para o trabalho de adequação da identidade da empresa para o site
  • Não há limites quanto à possibilidade de serviços o site pode oferecer
  • Pode ser um patrimônio da empresa, podendo trocar os fornecedores de hospedagem e desenvolvimento a qualquer tempo.

Desvantagens:

  • Tem um valor elevado de aquisição
  • Depende de empresas ou profissionais especializados para a sua criação, e hoje em dia o mercado tem mostrado muitos picaretas que não cumprem com o prometido.
  • Pode necessitar de empresas ou profissionais especializados para a atualização ou manutenção.
  • Pode ter um prazo maior que o desejado para sua criação/implantação

A seguir algumas vantagens e desvantagens do aluguel de sites.

Vantagens:

  • O valor de aquisição é distribuído em parcelas de baixo valor monetário (de R$ 50,00 a R$ 120,00 em média)
  • Por ser uma plataforma genérica (comum a vários clientes) é de rápida implementação.
  • Pode juntar diversos serviços necessários como site +hospedagem e domínio em uma única contratação.

Desvantagens:

  • Pouca personalização visual
  • Os serviços que o site oferece pode ser somente os que já existem na plataforma adquirida
  • Como a mantenedora da plataforma obtém o lucro devida a contratação/utilização em massa o suporte ou contato de pós venda pode ser ruim.

Como dito, há vantagens e desvantagens em cada uma dessas modalidades. Cabe uma análise peculiar para saber realmente qual a melhor contratação para o seu negócio. Analisando friamente, se a intenção é apenas colocar um site simples com alguns textos pequenos, talvez a melhor opção seja o aluguel pelo baixo investimento. Agora se a intenção é colocar seu site como referência no seguimento do seu mercado oferecendo serviços e se destacando do seus concorrentes sem dúvida a melhor opção é a criação do site com uma boa agência.

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/site-na-internet-alugar-x-comprar/feed/ 0
Phac ST presente em: Marketing Digital para TIC’s http://www.phacst.com.br/index.php/phac-st-presente-em-marketing-digital-para-tics/ http://www.phacst.com.br/index.php/phac-st-presente-em-marketing-digital-para-tics/#respond Wed, 23 Nov 2011 18:44:42 +0000 http://phacst.wordpress.com/?p=27 Representado pelo seu diretor, Erik Miguel de Elias a Phac Soluções Tecnológicas presenciou o evento “Marketing Digital para TIC’s” promovido pelo Sebrae-Sp (@sebraesp). O Evento contou com a paticipação de importantes profissionais.

O primeiro palestrante Rafael Rez (@RafaelROliveira), abortou a importância das redes sociais para as empresas e o seu grande potencial. Explicou também, a necessidade de utilizar a internet para ouvir o que os clientes querem saber e como divulgar na internet o que os clientes além de quererem, precisam saber.

A Segunda palestrante, Fernanda Pancheri (@FePancheri) apresentou o verdadeiro papel de uma assessoria de imprensa, retratando a impressão errada da maioria leiga e reforçando o posicionamento que uma empresa pode conseguir tendo como parceiro uma boa assessoria de imprensa.

A Phac acredita que o evento foi de grande valia para os participantes e agradece ao Sebrae juntamente com a Assespro-sp pelo belo evento.

]]>
http://www.phacst.com.br/index.php/phac-st-presente-em-marketing-digital-para-tics/feed/ 0